Barra de boas vindas e data

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Retratos de uma cidade suja e inacabada


Não há coisa mais desagradável para uma cidade que má fama. Quem costuma viajar para outras capitais sabe do que falo. Belém tem fama de cidade suja, de políticos sujos e que não se importam com o bem-estar do cidadão. A imagem não me deixa mentir. Em Belém começam-se a fazer as coisas, mas não terminam. Dão "gás" nas obras quando as eleições se aproximam. Dão uma "maquiada" na obra incompleta e, "tcham!", Voilá! Está entregue. Vejamos algumas obras com essas características:

1. Viaduto Mariguela: além do elevado, o projeto previa um túnel, passando por baixo da Av. Almirante Barroso.

2. Túnel do Entroncamento: gentilmente tratado como o "buraco do prefeito", a prefeitura anterior começou e atual tentou terminar.
Deveria ter um elevado, não recordo o sentido (Almte. Barroso --> Augusto Mortenegra ou BR-316 --> Av. Pedro A. Cabral), mas entregaram o elefante assim mesmo.

3. Portal da Amazônia: Você já viu o tamanho desse projeto? É uma coisa absurdamente grande. Eu, particularmente, não acredito que isso se conclua nesta gestão ou até nas próximas. É só para abrir nossos olhos. Certo dia, em uma de minhas viagens, conheci um senhor que era funcionário da empresa que está tentando construir a obra. Ele me disse que a empresa estava há mais de três meses sem receber e tocando a obra com recursos próprios, pois havia acabado a grana da Defeitura, a qual estava atrás de mais dindim para comer... Isso aconteceu há dois anos e obra está mesmo jeito.


4. Duplicação da Avenida Perimetral: Só foi até a frente da UFPa. Esse foi para inglês e o resto do mundo ver e tem um nome: Fórum Social Mundial. Um evento muito mal-feito, sem estrutura, sem tudo.



5. Avenida João Paulo II, antiga Primeiro de Dezembro: Fizeram até o Entroncamento (sempre ele). É a mesma coisa de defecar e não limpar (estou com uma imensa vontade de chamar palavrão).

6. Elevado da Júlio César com Pedro A. Cabral e Projeto Metrópole: Atualmente encontra-se na nossa mira. Acho que esse vai sair porque a (des)governadora está com moral um pouquinho baixa e, além de ter recursos do Banco de Brasil, ano que vem tem eleição e o "Grande Molusco" quer empurrar a Dilma pra cima da gente.

Fica em aberto para vocês informarem outras outras obras inacabadas de nossa ex-Metrópole. Não será difícil lembrar. Ou se houver mais nenhuma, é porque realmente não fo feito nada pela cidade a algum tempo atrás.

5 comentários:

  1. Rapá... basta chamar a mesma galera que está construindo o novo "shopis" da Doca. Ôooo "pessualzinho" ligeiro... hehehe.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pessoal!!

    Sou natural de belem, mais vivo fora 39 anos, sempre falei de belém para amigos de onde vivo, atualmente curitiba... pois bem, levei alguns para conhecer e passar festas de fim de ano... foi um desastre, meus amigos voltaram em menos de 15 dias, o nojo que esta a cidade, aliás tudo esta péssimo, queria muito poder ajudar, a gritar e fazer barulho, para que alguem competente possa olhar para nossa cidade com mais carinho e atenção. se não fizermos nada, com certeza sera uma outra cidade a beira da falencia no turismo, belem não pode viver somente do cirio, mais sim da educação, higiene e responsabilidade. vimos coisas que ate deus duvida, as hortaliças sendo lavadas em agua suja na feira do entromcamento, cloriformes fecais era mato ali. isso é questão de intervenção, a saude em geral começa na cidade, a sujeira afasta o turismo, sinceramente me senti mal indo a belem.. e não quero que nimguem queira comprara belem com outra cidade, mais sim faze-la melhor que qualquer uma. até quando vai isso? até quando vou escutar...CALMA!! ETS MELHORANDO!! HAHAHAHA, sem graça né!! gente vamos reagir, vamos gritar, belem é uma cidade que yem tudo para ser linda, limpa..tem alegria, gente leghal, lugares especiais...mais se continuar assim. todos vão fazer jus que belem so tem bicho e indio. eu luto por aqui defendendo..mais até quando??

    é isso ai gente..me chamo Rose, tenho 49 anos, sou guia turistica e vivo atualmente em curitiba, já vive na italia, rio, são Paulo e outras mais.. mais o que quero mesmo, é voltar para Belém. mais desse jeito não dá.

    ACORDA BELÉM

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo Rose. Seu comentário não tem nem mais nem menos. É exatamente isso que você expôs. Quando viajo pela empresa em que trabalho, que não é pouco, tenho que enfrentar o preconceito (?) que os paraenses foram por esse Brasil afora. E entendo você também que tenho ficar defendendo esta cidade que um dia foi a metrópole da Amazônia por excelência. Fica nosso grito por um governo que realmente se importe com tudo o que você disse e o que dissemos em cada linha deste blog.

    Abraços a todos os paraenses.

    Cid Pacheco

    ResponderExcluir
  4. Oi, sou paraense, e toda a minha família vive em Belém. Mas fico indignada de ter que conviver com essa tremenda falta de respeito com a minha pessoa e com o nosso povo em geral. Ruas esburacadas, lixo pelas ruas, cavalos, cachorros abandonados e ciclistas concorrem espaço nas precárias e poucas avenidas com veículos e ônibus urbanos (Não tem ruas e avenidas para absorver a frota de veículos que circula na cidade); A saúde, educação, segurança Publica estão sucateados - Nada funciona! Alem disso, o custo de vida em Belém é um dos maiores do Brasil. É até Hilário alguém dizer que essa cidade, que é minha cidade, é uma maravilha. Quem realmente fala isso não conhece o significado dessa palavra. Sou uma cidadã revoltada e magoada com todo esse descaso com o nosso povo. Deveríamos escolher melhor os nossos governantes. Se esses canalhas estão no poder é graças a nossa ignorância e passividade diante dos fatos reais do nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  5. O problema maior é que o povo, maioria sem estudo e sem conciência político-social, se vende por um prato de de comida ou uma camisa de campanha. E coisa vai ficando... O caminho, na minha opinião, é a educação. Educação de qualidade. Mas ELES não querem isso, né?

    ResponderExcluir

Seus comentários são bem vindos, mas, por favor, evite postar palavrões e demais palavras de baixo calão. Seja inteligente e direto. Grato.