Barra de boas vindas e data

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Retratos de uma cidade suja e de gente mal-educada

Gente, abaixo segue um email de uma amiga que mora na General Gurjão e está furiosa com a sujeira que tem que conviver todos os dias por onde passa.


 Veja o email dela e as fotos:



Pacheco, este lixo já está na rua onde moro a mais de dois meses. Para passarmos por lá, temos que passar pelo meio da rua. O que mais me deixa irritada é que este lixo não é dos moradores da General Gurjão. Lixo é de uma construção na Riachuelo com a Padre Prudêncio, e os outros são de moradores da Padre Prudêncio. Uma vez falei e quase peguei porrada de um cara grosso e estúpido. Antes o caminhão de lixo passava e tirava todo o lixo, mas logo no dia seguinte os porcos da rua jogavam lixo. Agora o caminhão não passa mais e já está quase ocupando o quarteirão inteiro da General Gurjão com a Padre Prudêncio. Uma vez vi o varredor de rua jogar o lixo do carrinho dele lá nessa esquina. Fiquei indignada e falei, mas so levei pela cara palavrões e insultos. O que podemos fazer para melhorar isso? Denunciar? Onde? Publicar? Onde?



Um abraço

Regina


Cara Regina, nosso problema, a cada dia que passa, me convenço que, além da ineficiência política, esta é uma questão cultural de nosso povo. Sábado fui ao Grêmio Literário e Recreativo Português ver a Vila Encantada e me safei 6 vezes (do Entroncamento ao Grêmio) de ser acertado por latinhas de cerveja vazias que iam sendo arremessadas de dentro de uma van. Não adianta reclamar. Eles são assim. Se fosse falar, o cara ia me xingar e íamos para o braço certamente. Um dia vão encontrar um mais doido que eles, e vai dar no Diário, sessão Polícia.

Resumindo: A prefeitura é inútil e só resolve de imediato os problemas que tem melhores condições financeiras (leia-se Doca, como exemplo. Somente lá vemos lixeiras seletivas) e o povo por sua vez não tem educação suficiente para entender que não deve sujar as ruas, pois a prefeitura não vai limpar, mas não livra a cara de ninguém com o IPTU. Dulcionar e Priante que o diga. Veja que há sempre um loop na história.
A solução está chegando em 2010. Vamos pensar bem em quem votar.

De repente a gente acerta dessa vez...

Abraços e obrigado pela participação.

Cid Pacheco

7 comentários:

  1. Colocamos seu excelente blog em nosso blog/site:
    www.OutraBelem.com

    Uma sugestão de foto da capa: o podríssimo fluxo do entroncamento. Há uma foto neste blog que está parado:

    http://coisasestranhasdebelem.blogspot.com/2008/08/entroncamento-idiota-quem-tem-o.html

    Equipe Outra Belem

    ResponderExcluir
  2. Caro Outra Belém.

    Sinto-me honrado pela sua visita e pelo elogio. Fique à vontade também para criticar para sempre melhorarmos o nosso conteúdo e não deixe de participar enviando fotos e sugestões.

    Um grande abraço.

    Cid Pacheco
    Trânsito Caótico de Belém

    ResponderExcluir
  3. Amigo, muito obrigada por postar as fotos e e-mail sobre o lixo da General Gurjão. Parece-me que o resultado foi imediato, pois no sábado o caminhão da prefeitura passou por lá e retirou o lixo. Mas como sempre, no outro dia já tinha lixo.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Rapá... lá na rua onde fica a casa da mamãe tava assim também... cheio de entulhos de contrução e derivados.
    Só que tem uma diferença: a mamãe é chata pra caramba com a Prefeitura... e ligava todo santo dia pra lá... exigindo a retirada do entulho. Não demorou muito e tava lá a caçambinha da BA (ôoo empresinha escrota) retirando o lixo do local.
    Isso sem falar que na época dos asfaltos eleitoreiros, um veículos deles destruiu parte da calçada da casa dela... Mais uma vez a "Supermãe" entra em ação contra a Prefeitura, e foram lá consertar o estrago.

    Moral da história: As coisas só funcionam se fizer cobrança... ser chato... enjoado... encher o saco da Defeitura!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, sou paraense, e toda a minha família vive em Belém. Mas fico indignada de ter que conviver com essa tremenda falta de respeito com a minha pessoa e com o nosso povo em geral. Ruas esburacadas, lixo pelas ruas, cavalos, cachorros abandonados e ciclistas concorrem espaço nas precárias e poucas avenidas com veículos e ônibus urbanos (Não tem ruas e avenidas para absorver a frota de veículos que circula na cidade); A saúde, educação, segurança Publica estão sucateados - Nada funciona! Alem disso, o custo de vida em Belém é um dos maiores do Brasil. É até Hilário alguém dizer que essa cidade, que é minha cidade, é uma maravilha. Quem realmente fala isso não conhece o significado dessa palavra. Sou uma cidadã revoltada e magoada com todo esse descaso com o nosso povo. Deveríamos escolher melhor os nossos governantes. Se esses canalhas estão no poder é graças a nossa ignorância e passividade diante dos fatos reais do nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  6. Caraca, a cidade ainda continua nessa sujeira???
    Conheço Belém e da última vez que a visitei fiquei muito decepcionado. A cidade tava muito decadente. O lixo toma conta das ruas. O esgoto corre a céu aberto. Tem uma rua chamada sei lá o que SAYÃO que que vai margenando várias favelas até chegar na Universidade federal é um verdadeiro caminho ao horror. Lamento pelos belenenses mas a cidade de vcs é uma VERGONHA.

    ResponderExcluir
  7. Realmente o unico local aparentemente limpo de Belem e a docas mas a bahia do guajara logo a frente e toda poluida é um esgoto a ceu aberto o ver o peso tem todo tipo de doencas imaginaveis ja que os alimentos comidas sao vendidas destampadas, isso e muito grave pois estamos falando de saude na bahia do guajara a poluicao e extrema um total abandono e falta de conciencia ambiental por parte dos feirantes e nao tem um orgao para fiscalizar o volume de lixo em belem e montruoso, e tem tambem a questao do esgoto a céu aberto por toda belem nao todas mas a maoiria das pessoas de belem sao muito preconceituosas tem vergonha de suas origens algumas jamais admitem que tem descendencia com indio eu tenho e me orgulho disso afinal e as comidas tipicas de onde vem tacaca, teucupi manicoba etc, senao dos indios.Será que o povo tem o governante que ele merece???

    ResponderExcluir

Seus comentários são bem vindos, mas, por favor, evite postar palavrões e demais palavras de baixo calão. Seja inteligente e direto. Grato.