Barra de boas vindas e data

terça-feira, 28 de julho de 2009

Foto três em um

Essa foi das boas. Consegui matar três coelhos com um clichê só!
Preste atenção na foto:
- O caminhão lá na frente está em fila dupla, como qualquer míope pode ver;
- O Picasso Xsara prata está além da marcação amarela de limite de estacionamento;
- Por último, não dá para ver daqui, mas o Fiatizinho próximo ao caminhão está também fora da listra amarela.

Clique na imagem para ampliá-la
_____________
Local do ménage à troi: Av. Assis de Vasconcelos com Ó de Almeida.

Se perdeu? Veja no Google Maps:

Exibir mapa ampliado

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Artista das Ruas - Terceira Parte

Agora o termo artista das ruas está mais apropriado estando perto de uma praça.

Vejam que perfeição! Não dá para discutir, esse artista venceu o primeiro. Em plena calçada da Avenida João Alfredo, com um dos mais famosos cartões postias de Belém (note que não tem nenhum urubu e/ou guardolinha à vista - devem estar de férias) com certeza estará mais visível a quem precisar em táxi. Pode ser também para compensar o diminuto porta-malas do veículo, o qual não serve para táxi.
____________
Local da pintura: Em frente à Praça do Relógio, próximo ao Ver-o-Peso.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Estacionamento do Detran/Pa: dinheiro jogado fora!

NÃO ESQUEÇA DE CLICAR NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS.
________________________
Fui resolver um probleminha no Detran e, para minha surpresa, eis que me deparo com um senhor de um portão e um cercado que me impediram de chegar às vagas mais próximas da sede.
Agora veja o gasto de NOSSO dinheiro sendo mostrado descaradamente:
O Detran simplesmente paga um porteiro (não, não é um guardolinha!) só para reparar os carros de seus queridos funcionários, como se eles fossem mais importantes que o meu ou o seu! E note que é de uma empresa de segurança terceirizada. Não é qualquer um que fica lá reparando os carros deles. E eu tenho que deixar aquém da porteira, onde fica à mercê de varios flanelinhas (os originais), que ficam enchendo o saco de quem encostar com o carro por lá.

E por falar em Detran, veja na primeira foto o Gol vermelho estacionado bem em cima da parada do bus (é como está no esfalto). Lá na esquina fica a clínica que faz exames médicos para o Detran.
As autoridades nem sequer cuidam da sinalização horizontal e os motoristas aproveitam para bagunçar.
Os demais carros à frente d Gol estão em lugar proibido, porque depois da parada tem mais um ponto de táxi. Mais um...
________________
Local da Businada: Av. Primeiro de Dezembro, esquina da Trav. do Chaco.

Veja no Google Maps:


Exibir mapa ampliado

Invasão dos Cara-de-Pau

Vocês devem ir ao Líder Doca de vez em quando, certo? Se não, deve passar pela frente. Se ainda assim sua respota é não, saia do sarcófago e note que só o que mudou foi que existem mais pontos de táxi em Belém, registrados ou não. Mas quando isso acontecer, dê uma olhadinha de leve nos DOIS pontos de táxi que tem lá em frente. Eles não se conformaram em ficar no canteiro central e tomaram a calçada em frente à Fox Vídeo, que fica dentro do supermercado. Pergunto:
- Só um não bastava? Veja que tem vaga na sobra aí na foto!
- Cadê a CTBel?
- Isso está certo e justo mesmo?
- Eles pagam alguma coisa para alguém para terem "direito" a isso?
- Se sim, eles pagam mais impostos que nós, pobres motoristas que às vezes nem queremos entrar no recinto e simplesmente sacar um dinheirinho no caixa automático?
Confirmando o que os posts "O Artista das Ruas parte 1 e 2" já dizia, eles tomam conta mesmo e que ninguém se meta, pois estão se lixando para normas.
______________
Local da florestinha: Av. Doca de Souza Franco, em frente ao Líder Doca.

Veja no Google Maps:


Exibir mapa ampliado

Um beijo no canto

Seria barbeiragem, falta de atenção ou de educação?
Só sei que aprendi, quando tirei minha CNH em 1993, que quando se tem uma enorme faixa amarela no chão (que está atrás do táxi com esse tapa-sol de última geração, e que não aparece na foto) dizendo PARE, eu devo parar. Mas a galera não pára, não pára não. Na minha humilde opinião a culpa é do Celta, pois o Palio, que vinha na minha direção, estava na preferencial, que, diga-se de passagem, todo belenense sabe disso.
________
Local do romance: Início da Av. 25 de Setembro, esquina com a Trav. da Fab (aquela que sai na Av. Alm. Barroso do lado do Supermercado Almirante).

Olha a novidade aqui embaixo: Google Maps!


Exibir mapa ampliado

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Os Três Macacos Sábios e o Téçado Voador


Todos, nós, belenenses, sabemos e lembramos dos sérios problemas crônicos da era anterior a das vans. Até o meio da década de 1990, por aí. A questão era a seguinte: quem precisasse sair de Icoaracy para o Centro da cidade, por exemplo, ficava na parada de ônibus mofando aproximadamente uns 20 minutos. Os passageiros, ansiosos reagiam mais ou menos assim com a chegada do "buzão":
- Lá vem, corre!
- Num dá, tá cheio!
PAra completar, ainda vinha alguém pendurado na porta frente (naquela época ainda descia-se pela frente) fazendo sinal com a mão (*) de estava cheio. E lá se vinham mais vinte minutinhos de relógio grande.

(*) Aquele sinal que a gente faz pondo todos os dedos para cima, abrindo e fechando. Vamos lá comigo. Treinando, pois de repente podemos voltar ao que era antes. Lembre-se que ano que vem tem eleição. Mais uma coisa: se você ainda estiver com dúvidas de como é o gesto, dê um pulinho de carro lá naquele supermercado da Duque, próximo à feira da 25. Os vigilantes ficam fazendo isso o dia todo para dizer que o estacionamento está cheio, mesmo tendo vaga.

Pois bem. Fiz muito esse trecho pois tenho familiares que moram para esses lados e senti na pele o que é ter que chegar ao ponto de ônibus meia hora antes para não se atrasar para algum compromisso. E nesta mesma situação ficavam os moradores dos conjuntos Satélite, Nova Marambaia, Bengui, Condeiro de Farias e demais bairros que não se encontram até hoje no Google Earth. Que a verdade seja dita: os carros da Icoaraciense eram mais novos, da Scania. Na Cidade Nova tinha o minhocão, lembra? Aquele ônibus que tinha uma sanfona no meio para poder ampliar a capacidade de transportar mais cabeças na mesma viajem. Agora os da empresa Nova Marambaia e Cremação... deixa para lá. Mas foram bons tempos, pois o trânsito ainda não era tão psicodélico como hoje.
Então, imagino eu, você me pergunta:
- Mas que droga isso tem a ver com o veloz e possante "TÉÇADO VOADOR" da foto?

TUDO. Tudo a ver. Quero mostrar nesse nostálgico texto algumas situações. Vamos desenrolar cada uma:

1. As empresas de transporte lucraram muuiiittooo no passado! Não havia concorrência. Cada uma cuidava de seu pasto, com a carroça que bem entendesse.

2. Depois disso, as autoridades, como aqueles três macaquinhos, faziam de conta que não viam, que não ouviam e que não falavam. Então as carroçam continuavam e o povo se f_ _ _ _ (complete as lacunas longe das crianças) novamente. O povo sempre fvira (a letra f é proposital).

3. Então o monstro foi crescendo, crescendo e crescendo... Os caras foram entrando devagar, como quem não quer nada com suas velhas e sujas vans e quando as autoridades se deram conta deu no que deu. Passou o ombro passa o corpo. Nossas ruas e avenidas ficaram infestadas de vans e micro-ônibus clandestinos. Até a galera da moto se aproveitou do momento(futuramente falarei disso). Prestem atenção nas placas deles: Brasília, Guarulhos, Osasco, Fortaleza, etc. Isso quando são vermelhas. Além disso, os motoristas dirigem feito uma manada de búfalos com uma dor aguda no intestino. Cortam, freiam, bizinam, pintam e bordam. Já perdi a conta de quantas vezes fizeram isso comigo. Certa vez foi um moleque, que acho que nem tinha CNH. Ele arrancou feito um louco da parada em frente ao conjunto Panorama XXI, jogando a Fiat Ducato para cima do meu carro. Buzinei e parei do lado dele um quilômetro na frente. Foi quando vi que era um garoto de uns 16 anos que nem me deu bola, e do lado, acredito ser o pai dele. Tal pai, tal filho. Deixei pra lá. Agora andem de carro ou moto pela Rodovia Augusto Mortenegra e prestem atenção nas paradas de ônibus e veja o pânico! Em frente ao Castanheira? Os moradores de Ananindeua que nos digam. E olha que nem falei dos assaltos dentro desses veículos.
Não quero que tirem o ganha-pão de ninguém, mas seria bom se eles contribuíssem e fossem um pouquinho só educados, e afinal, lei é lei e é feita para ser cumprida.

Se a Defeitura não consegue tirar os caras das ruas porque eles vão parar a cidade como fizeram tantas outras vezes, mostrando que têm força e estão dispostos a tudo, que se regularize e exijam cursos de direção para esses "profissionais" que estão por aí, apavorando outros motoristas.

Como todos sabem que o trânsito está doido não só por culpa dos guardolinhas e da incapaz CTBel ou do rico Detran, mas também por descaso de décadas de abandono de todo nosso sistema viário. Desde o trabalho de educar nossas crianças (que seria o básico. Na minha opinião deveria existir uma disciplina escolar para isso) até chegar na construção de novas vias, manutenção e replanejamento RACIONAL das já existentes (como contra-exemplo temos a "nova" Duque de Caxias. Porquê não se fez aquilo nas demais principais vias da cidade. Vejam que ela não tem calçada no canteiro central: o pedestre que se vire!) , urbanização consciente e todas as outras situações já tratadas por este blog. Nós paramos no tempo e no espaço. Se Einstein estivesse vivo, com certeza ele viria para Belém estudar este fenômeno da física quântica. Como pode uma cidade parar no tempo e espaço por décadas? OLHEM PARA MANAUS, HOMENS DE DEUS. Se aliem. Tirem suas bundas gordas dessas cadeiras fofas e fedorentas. Façam alguma coisa. Estamos esquecidos e somos motivo de chacota no resto do País. Será que vocês, políticos não conseguem ver isso? Somente seus interesses?

Agora, senhores, é fácil meter o pau; difícil é apontar soluções. Mas soluções existem, só precisam tirá-las do papel e parar de trazer aqueles engenheiros de trânsito metidos a besta de outros estados. Eles são analfabetos no nosso trânsito. Temos gente competente para solucionar tudo isso. Basta vontade e meter a cara para realizar.

__________________
Momento CultuRural:

Os Três Macacos Sábios ilustram a porta do Estábulo Sagrado, um templo do século XVII localizado no Santuário Toshogu, no Japão. Sua origem é baseada em um trocadilho japonês. Seus nomes são mizaru (o que cobre os olhos), kikazaru (o que tapa os ouvidos) e iwazaru (o que tampa a boca), que é traduzido como não ouça o mal, não fale o mal e não veja o mal. A palavra saru, em japonês, significa macaco e tem o mesmo som da terminação verbal zaru, que está ligado à negação.

Origem
O folclore japonês diz que a imagem dos macacos foi trazida por um monge budista chinês, no século XVIII. Apesar disso, não há comprovação dessa suposição.

Provérbio:
Mizaru Kikazaru Iwazaru - que literalmente significa: miru=olhar, kiku=ouvir, iu=falar e zaru=negar.

É uma forma de lembrar que, se os homens não olhassem, não ouvissem e não falassem o mal alheio, teríamos comunidades pacíficas com paz e harmonia.
_______________________
Texto retirado da Wikipédia

Está vendo, era isso que os sábios políticos buscavam: a PAZ. E niguém percebeu isso!? Mas que injustiça.

Se alguém souber o que é um Téçado Voador, me diga. Não achei na Wikipédia.
________________


Hoje fico por aqui e até acho que falei demais, mas não esquecendo o prefeito anterior quebrou algumas mordomias de algumas empresas de ônibus e que com a vinda das vans irregulares, as opções de transporte popular aumentaram, isto é, agora tem concorrência, mesmo que desleal e hoje eu não preciso mais ficar na parada esperando um ônibus meia hora lá em Icoaracy.

Abraços.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Questão de educação




CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS.
____________________________________

Segue uma seqüência de quatro fotos de motoristas que devem ter comprado a CNH.

De cima para baixo:

1. Travessa do Chaco, em frente à Faculdade UVA. Notem (sei que não será difícil) como o ignorante estacionou o Palio. O cara deve ser do partido comunista chinês. Estacionou do lado errado, ocupando duas vagas e se alguém reclamar, ainda corre o risco de pegar porrada dele.

2. Doca de Souza Franco. Dois caminhões descarregando material na Sol Informática e mais uma Kombi em cima da calçada.

3. Avenida Almirante Barroso em frente ao Procon (próximo à trav. Humaitá). Precisa de algum cometário?

4. Outro Palio estacionado errado atrás do Focus, novamente em frente à UVA do Chaco.

Aproveitando o espaço, pergunto: vocês já perceberam que não existe um só guarda de trânsito na cidade?

domingo, 12 de julho de 2009

A Volta dos Três Patetas




É claro que Moe, Larry, e Curly não ressuscitaram. É simplesmente mais uma apresentação pública dos nossos três patetas guardolinhas, conforme eu já havia mostrado na postagem do dia 29 de abril.

Nem vou perder tempo falando desses caras senão vou ser assombrados pelos verdadeiros Three Stooges.
_____________
Agradecimentos ao meu primo Lawrence Paiva
___________
__
Local da patetice: Avenidade Magalhães Barata, entre as travessas 9 de Janeiro e 3 Maio.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

As Duas Torres


Não. Não é o segundo filme da série O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien. É apenas um caminhão de entulhos trafegando tranqüilamente pela avenida Almirante Barroso, com a torre da TV RBA (Rede Barbalho Amazônia) ao fundo. Como é que um cara desses tem a coragem de enfiar uma tremenda torre dessas na avenida mais movimentada de Belém, pondo em risco tudo e todos que estiverem ao seu redor? Note que o veículo é fumacento, velho e com os trambolhos ultrapassando sua capacidade total de carga. Nem a placa dá para ver (foto maior).
Ele certamente chegou ao Entroncamento sem ninguém importuná-lo, pois a CTBel não vai perturbar o dono de um veículo que não terá condições de pagar a "lanche" da tarde, certo?
_____________
Local das locações: Avenida Almirante Barroso, em frente ao deteriorado Bosque Rodrigues Alves.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Onde Está Wally? Lembra dele?







Você deve lembrar dessa figura que teve tirinhas, desenho animado e agora vai virar filme (será que vamos ficar o filme todo procurando Wally nas tela gigante do cinema?), não é verdade? Não? Então veja o blog Onde Está Wally? para relembrar.
Pois bem, apresentações à parte, vamos ao que interessa: essas fotos deste pobre post tem uma enorme semelhaça com a brincadeira do Wally: Onde Estão os Guardolinhas? Eles podem estar em qualquer lugar. Entre a folhagem, atrás do poste, da placa de sinalização, da banca de revista e onde mais a imaginação e os magros chegarem. Para quê tudo isso? Sei lá. Eles têm uma imaginação e senso de criatividade incríveis...
_____________
Locais dos cartuns: Depois perder 3 horas procurando Wally na primeira imagem (e tem um enorme risco de você não encontrar!), perca mais duas procurando os guardolinhas nos seguintes endereços:
Nas três primeiras fotos é a mesma esquina, com o mesmo guardolinha mas datas diferentes. Avenidade Presidente Vargas, em frente ao Banco do Brasil.
A última foto é na Rodovia Augusto Mortenegra, oops, Montenegro, em frente ao Conjunto Natália Barata Lins.
__________
SE NÃO QUISER PERDER TEMPO PROCURANDO OS GUARDOLINHAS, PASSE NESSES ENDEREÇOS FALANDO AO CELULAR. VOCÊ NÃO VAI VER, MAS A MULTA VAI CHEGAR! ;-)
______
A última foto foi uma colaboração de meu primo Lawrence Paiva. Acesse o blog dele clicando aqui.

Manhã feliz no Detran



Vou começar contando um "causo":
Um amigo meu, que não quer se identificar, foi terça-feira passada ao Detran/Pa para colocar o lacre no seu veículo novo. Chegando por aquelas paragens, se deparou com uma senhora de uma fila para simplesmente colocar um simples lacre na placa de identificação! Confira as fotos.
Havia um outro cidadão lá na hora que pagou no Banco do Brasil, mas o funcionário do emplacamento não ia aceitar porque o documento deveria ser pago no moderníssimo e (d)eficiente Banco do Estado do Pará, vulgo Banpará. Mas o cidadão estava com um bendito papelzinho escrito "Comprovante de Pagamento"!!! Só se fosse para outra finalidade... Então por quê se permite pagar em outros bancos, se não se aceita o comprovante no mesmo dia, mas somente após a compensação do pagamento? Infelizmente eles "pintam e bordam" (como diz a minha avó) com a gente, pois não há leis que regem esse tipo de situação. Afinal, se a gente se alterar com eles ainda vamos presos (para isso sim há Lei), embora ninguém vá preso se nos tratarem mal, certo? Então ficamos à mercê desses mercenários, que cobram a mais para se agilizar o serviço, como aconteceu com esse meu amigo na chegada ao Detran. A mesma coisa acontece com os testes para se tirar a habilitação. "É duzentinhos, meu chefe. Num pricisa néim fazê muita coisa!". Isso não é novidade, mas nenhum filho de Deus leva um gravador para ferrar essa corja ou as autoridades tomam iniciativa.
Gostaria de ouvir uma justifcava, mas uma boa justificativa mesmo para isso. Eu fui lacrar meu carro em novembro do ano passado e aconteceu a mesmo coisa. Antes os veículos já saíam da loja com o dito lacre, mas eu acho que assim o Governo inPopular lucra mais. Eles arrumam sempre um modo de arrecadar dinheiro do povo, o ICMS do nosso estado que nos diga.
Como dizia o velho Boris Casoy: "Isso é uma vergonha". E eu complemento: um absurdo.
Nota: a foto de cima ficou meio quebrada porque foi tirada em modo panorâmico. Mas é aquilo mesmo, não é montagem.
Eu agarântiu!
____________________
Local do trenzinho da alegria: Rodovia Augusto Montenegro, Km 5.
____________________
NÃO DEIXE DE CLICAR NA IMAGEM PARA VÊ-LA GRANDE, BEM GRANDE!!!

Permitido estacionar nas esquinas

Devido ao excesso de veículos nas ruas de nossa cidade, esta semana o Detran, em conjunto com a CTBel, aprovou a utilização de um recurso já usado há muito tempo nas vias belenenses: o estacionamento as esquinas, como mostrado na foto ao lado.

Claro que o cometário acima é uma brincadeira de bom gosto, mas a foto mostra o descaso de nossos motoristas para com as leis de trânsito. Agora pergunto: será que o cidadão, dono do veículo da foto, que tem fundos suficientes para comprar um Ford Ecosport, mas não possui dois reaiszinhos para pagar um estacionamento? Na rua onde o carro dele está, tem um estacionamento mais abaixo na rua. Na transversal (trav. 1º de maio), onde está o Mille escuro, tem mais dois estacionamentos (Banco Bradesco e Lojas Americanas). Entre o próprio Ford e o Mille tem outra vaga, mas o hermafrodita capado ainda põeo bendito do carro aonde não deve!

Infelizmente, esta geração está perdida e somente muita educação para as crianças de hoje resolverá essa mal-edução cultural e congênita de nossos condutores desmiolados.
__________________
Local da diarréia cerebral: EXATAMENTE entre travessa 1º de maio e travessa Caetano Mufino, aliás, Rufino.