Barra de boas vindas e data

terça-feira, 23 de março de 2010

Bicicletas circulam de maneira precária

Saiu em O Liberal






EVANDRO FLEXA JR.

Da Redação

Mesmo que metade de frota de veículos de Belém, que é superior a 250 mil carros, fosse substituída por bicicletas, a população não estaria livre do colapso no trânsito da cidade. Caso isso acontecesse, os problemas com a trafegabilidade apenas mudariam de foco, pois o grande fluxo de bicicletas passaria a dividir as ruas com os automóveis - e os índices de acidentes poderiam aumentar. Segundo dados da Companhia de Transporte do Município de Belém (Ctbel), atualmente Belém tem uma extensão de vias para bicicletas na ordem de 33,18 quilômetros, distribuídos entre ciclofaixas (25,68) e ciclovias (7,5).
Este número representa menos de 3% da malha viária pavimentada da cidade, que hoje é de 1,2 mil quilômetros de extensão, segundo a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). Baseado nos indicadores, a própria Prefeitura de Belém admite que a cidade não está preparada para receber uma expressiva quantidade de bicicletas. Conforme avalia o diretor de Projetos da Ctbel, Onofre Veloso, se os carros fossem substituídos por bicicletas, Belém precisaria passar por uma série de adaptações para se enquadrar nesta nova realidade.
"Por não se tratar de uma situação prática, é preciso trabalhar a conveniência entre os veículos de duas e de quatro rodas. Temos um pouco mais de 30 quilômetros de pistas para bicicletas, divididos entre ciclofaixas e ciclovias, o que reconhecemos ainda ser muito pouco", admite. Veloso destaca que as obras que estão sendo executadas pela Prefeitura de Belém, nas avenidas Marquês de Herval e Pedro Álvares Cabral, preveem pelo menos mais sete quilômetros de pista para a prática do ciclismo.








_______________________________________
Texto enviado por Renato Fernandes por email.
_______________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos, mas, por favor, evite postar palavrões e demais palavras de baixo calão. Seja inteligente e direto. Grato.