Barra de boas vindas e data

quarta-feira, 17 de março de 2010

Como agir em caso de acidente de trânsito

Vamos dar uma trégua aos problemas "cotidiânus" do nosso trânsito e repassar umas dicas importantíssimas de como agir em caso de ocorrer um acidente de trânsito conosco.



Atenção, crianças! Qualquer um de nós está sujeito a um acidente de trânsito.
Cuidem-se para evitar problemas piores seguindo essas dicas que "pesquei" na internet.

Beijos a todos e saúde.
 
Marilena Vasconcelos


Como agir em caso de acidente de trânsito, principalmente envolvendo motos

Por Timoneiro, 16 de março de 2010 18:11

http://www.dicasdotimoneiro.com.br/como-agir-em-caso-de-acidente-de-trnsito-principalmente-envolvendo-motos/

Esta dica se aplica mais a quem se envolve em acidentes de trânsito com motos, mas é válida para acidentes com qualquer outro tipo de viatura, com ou sem vítimas.

Se você teve a infelicidade de se envolver num acidente de trânsito siga as seguintes orientações:

1. Fotografe os veículos acidentados, faça um filminho com o seu celular;

2. Anote o nome e telefone de testemunhas.

3. Se houver feridos, mesmo que levemente, chame a ambulância. Isso deixará registrado que não houve omissão de socorro.

4. Anote o horário em que houve o acidente e o socorro foi chamado.

5. Em seguida, chame a polícia e peça para registrar a ocorrência.  Anote o nome dos policiais que o atenderam no local, assim como dados da viatura.

6. Em seguida, vá até a delegacia e registre o BO (Boletim de Ocorrência). Não deixe para depois. Vá logo em seguida ao acontecido. Mesmo que não haja vítimas  faça tudo isso, pois a seguradora também exigirá esse registro, caso seja acionada por algum dano em seu veículo.
Para que tudo isso? Será mesmo necessário?

Se você não tomar essas providências poderá ser surpreendido por um policial na sua porta, algum tempo mais tarde, com uma intimação para ir à delegacia, acusado de omissão de socorro. Muitas vezes a suposta vítima, sabendo da sua ignorância, procura tirar vantagem da situação, submetendo-se a exame no IML e registrando queixa por omissão de socorro, cobrando indenização por danos morais, tempo que ficou sem trabalhar, conserto da moto, etc.

Se você fez tudo certinho, ainda assim terá um pouco de trabalho, mas a defesa ficará muito mais fácil para o advogado que o assistir.

-----------------------------
Marilena Vasconcelos por email

2 comentários:

  1. Pows... beleza essas dicas.
    Eu fiz justamente quase tudo isso.
    Na estrada de volta de Mosqueiro um condutor nos bateu na traseira.
    Sai do carro, chamei o motorista infrator, tirei foto dos carros, anotei o nome e telefone dele, conversamos e depois fomos embora. E não foi necessário chamar polícia e nem socorro, pois o infrator foi ele, e não teve sérias consequencias. Apenas uma avaria no pára choque traseiro.
    Ele pagou o conserto do carro, que teve que trocar a capa do pára choque traseiro. E ficou tudo ok.
    O carro dele ficou em condições piores.
    Não quisemos acionar a seguradora, pois, mesmo sendo a vítima, a categoria do seguro iria cair, e isso é desvantagem.

    ResponderExcluir
  2. Olá quem nos atende.
    Sofri um acidente no ultimo final de semana, 09/07/11,onde foi feito B O tudo certo, os policiais tiram fotos dos dois veiculos, mas achei estranho por parte dos policiais não querer fazer o bafometro,cheguei a questionar,eles falaram q estava quebrado,era muito visivel sinais de embreagues,ele estava tão transtornado quis se evadir do local do acidentente onde a vitima era eu, ele estava muito machucado, eu quis acionar o resgate, mas ele não quis, vim descobri que ele foi internado 2 dias depois, com perfuração no olho por calsa do acidente, agora gostaria de saber, se devo mesmo assim fazer outro B O ,agora contra?quem devo acusar?? tenho medo de vir algum processo contra mim, alguma coisa desse tipo.Esta deficil cobrar ele, ambos carros derar perca total e NÃO temos seguro, quais procedimentos devo adotar,existe praso para rever esse B O?
    Obrigado; aguardo respostas.

    ResponderExcluir

Seus comentários são bem vindos, mas, por favor, evite postar palavrões e demais palavras de baixo calão. Seja inteligente e direto. Grato.