Barra de boas vindas e data

terça-feira, 29 de junho de 2010

JICA 2009

Em 2003 a JICA (Agência de Cooperação Internacional do Japão) veio a Belém fazer um estudo de viabilidade para melhorias para nosso trânsito (claro que não poderia ser gente da terra, né?!). Após a análise, seria emprestado um "dinheirinho" para que as obras fossem realizadas. Resumindo da farofa: eles ficaram com pena dos belemenses e resolveram dar uma mãozinha, um pezinho e outros zinhos mais para nos resgatar do lord caos e mestre ordem (aposentado até segunda ordem), em troca de uns jurusinhos e empates e placares magros em copas do Mundo. Acontece que depois do relatório de 2003 nada se fez, o dinheiro murchou e chegamos a situação atual.

Enfim brilhou uma lâmpada incadescente de 100W na cabeça da Governadora e ela resolveu ressuscitar o projeto junino do canJICA e ver se dava para fazer melhor que o pedido. Afinal, depois do que ela fez com os professores da SEDUC, ela tinha que ter uma saída para reeleição.

 Plano Básico da Avenida João Paulo II e Estrada da Pedreirinha (1). Esta imagem está na página 6 do Apêndice.

Bem, novo estudo foi feito, agora com sobrenome de 2009 (ano em que colheram as informações) e agora estão disponíveis no site do Ação Metrópole o relatório final da aventura Tolkieniana, com o nome de Estudo Preparatório para o Projeto do Sistema de Transporte por Ônibus da Região Metropolitana de Belém” (EV/2009). O ponto interessante disto tudo é que essas obras serão financiadas com Ienes (isso mesmo, dinheiro japonês, né!?) e que será pago a passos largos pelo Pará, com juros camaradas (ao contrário dos juros do Banpará para os servidores do Estado, em campanhas como: "o servidor vai ao velório".

Agora fica uma questão no ar: após anos de doações e perdões de dívidas de países devedores ao Brasil, será que o Governo Federal não teria recursos suficientes para nos ajudar, precisando ir buscá-los em empréstimos estrangeiros? Se tudo se concretizar, parabéns à Governadora, que não ficou esperando ajuda de seu "companheiro" Lula.

Dê uma lida no relatório e tire suas conclusões.

Segue os links de downloads (PDF) direto do site do Governo do Estado:
__________________________________________________________

Relatório Final da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos, mas, por favor, evite postar palavrões e demais palavras de baixo calão. Seja inteligente e direto. Grato.