Barra de boas vindas e data

domingo, 11 de setembro de 2011

Bom motorista poderá ter desconto na compra de carro

Medida concede desconto de 10%, no valor do IPI, na aquisição de veículo por bons condutores

Fonte | Agência Câmara - Quinta Feira, 08 de Setembro de 2011
http://jornal.jurid.com.br/materias/noticias/bom-motorista-podera-ter-desconto-na-compra-carro/idp/58325

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1202/11, da deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), que concede desconto de 10% no valor do Imposto sobre Produtos Industrializados para a compra de veículos por condutores que não tenham cometido infração no trânsito nos três anos anteriores. Medida valerá para os automóveis de fabricação nacional, com motor até 2.0 e movidos a combustível de origem renovável

Segundo o projeto, os nomes desses condutores figurarão em cadastro nacional a ser atualizado mensalmente pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) e delega ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a tarefa de regulamentar o assunto.

Pela proposta, o benefício do desconto só poderá ser utilizado pela mesma pessoa novamente após três anos, contados da compra do veículo. Além disso, o comprador deverá pagar o IPI caso aliene o veículo antes do prazo de três anos.

Bruna Furlan afirma que a medida vai estimular uma atitude mais responsável dos brasileiros no trânsito, com a redução no número de acidentes. “Os ganhos poderão ser observados também na redução dos gastos para atender a tais sinistros. A diminuição do gasto público pode compensar a renúncia de receita decorrente do desconto do IPI”, diz a parlamentar.

Incidência normal

Segundo o projeto, o IPI incidirá normalmente sobre os materiais utilizados nas etapas da cadeia de produção de automóveis e também no desembaraço aduaneiro referente a veículo proveniente do Mercosul. Nesses casos, no entanto, o crédito do imposto pago será assegurado aos fabricantes, como compensação, de forma a desonerar o custo final do bem e beneficiar o consumidor.

O imposto incidirá ainda sobre quaisquer acessórios opcionais do veículo adquirido.

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Olha, esta notícia me deixou muito feliz e acabou me dando uma inspiraçãozinha e resolvi botar meus dotes artísticos para funcionar aqui no Trânsito Caótico de Belém, além do HQArts. O desenho ficou meu tosco por que fiz toda a arte direto no computador.

Antes que algum engraçadinho pergunte: não, não sou eu beijando o agente!!! 


--------------------------------------------Mais uma contribução via e-mail de Marilena Vasconcelos.

Um comentário:

Seus comentários são bem vindos, mas, por favor, evite postar palavrões e demais palavras de baixo calão. Seja inteligente e direto. Grato.