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terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sem calçadas... É Fantástico!

No Domingo passado foi ao ar no programa "Fantástico" da Rede Bobo Globo uma reportagem acerca das condições em que se encontram as calçadas em algumas cidades do Brasil a fora. E adivinhem que cidade foi um dos focos? Ora, se não foi a nossa querida Belém...
Saca aí a matéria. Extrai apenas o pedaço que cita a nossa cidade.

Em Belém do Pará, visitamos o mercado municipal no bairro do Jurunas, que fica na periferia. O chão é de terra batida, todo desnivelado. E mais pra frente, mais problemas. Não tem calçada, o que é existe é um valão de esgoto. “Só dá para passar dentro d’água”, diz uma moradora.

“A verdade é que aqui tem acúmulo de água da chuva, o problema de esgotamento sanitário. Os pedaços que foram feitos se desintegram ,eles vão quebrando, porque não tem uma continuidade”, explica o professor em arquitetura e urbanismo José Júlio.

A Secretaria de Economia de Belém, responsável pelo Complexo dos Jurunas, afirmou que vai fazer reparos no ano que vem.

Pra quem quiser assistir segue aí abaixo. A parte que fala de Belém está a partir de 3:43 do vídeo.



Se vocês peceberem, caros leitores, na parte em que a aparece o valão, lá no fundo há uma daquelas placas "Tem Prefeitura!".
Parece ironia... hehe.

@tonyferns13

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dono do carro mais caro do mundo é multado

Dono de veículo mais caro do mundo é multado por parar em vaga de deficiente
Estacionamento irregular foi registrado em Essex. Bugatti Veyron custa R$ 2,47 milhões no Reino Unido.

O dono de um Bugatti Veyron, esportivo mais caro do mundo, foi multado em Buckhurst Hill, em Essex, no Reino Unido, após parar o veículo em uma vaga destinada para deficientes, segundo reportagem do jornal inglês "Daily Mail". Acessível para poucos, o Bugatti Veyron custa 839.285 libras (cerca de R$ 2,47 milhões) no Reino Unido.

Fonte: G1

Comentário:

Eh... não é só em Belém que acontece essas coisas. Mas (sempre tem o "mas") tem um porém. Lá há uma fiscalização descente. Enquanto aqui...
E não é uma situação diferente do que acontece aqui.
Em Belém, não me recordo se há vagas públicas para deficientes (em shoppings e em algumas instituições tem), mas tem muito motorista que adora estacionar em frente àqueles acessos para deficiente nas calçadas, bloqueando-os e desrespeitando-os.
No sábado passado mesmo, vi no estacionamento do shopping na Doca uma motorista entrando em seu carro com mais duas pessoas, e saindo da vaga para deficientes. E nem uma das pessoas ao menos "puxava uma perna".
Se manquem!!!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Aprovada lei em SP proibindo carona em motos

Lei aprovada em São Paulo proíbe carona em motos nos dias úteis. Deputados acham que proibição da carona ajudaria a diminuir assaltos. Lei precisa passar pela aprovação do governador do estado.

Deputados estaduais de São Paulo resolveram que em cidades paulistas com mais de um milhão de habitantes, de segunda a sexta, duas pessoas em cima de uma mesma moto é infração sujeita a multa de R$ 130.

O principal argumento para aprovação da lei foi o uso da garupa por duplas de bandidos para dar cobertura em assaltos ou mesmo roubar os motoristas de carros e motos. O problema é que, segundo advogados, a lei estadual vai contra o que diz a Constituição Federal.

Há oito anos, o autor da lei, o deputado estadual Jooji Hato, fez outra parecida, mas prefeitura de São Paulo vetou. No estado do Rio de Janeiro, há quatro anos, houve a mesma situação.

“O transporte é de competência da União. Por isso, que eu tenho um Código Nacional de Trânsito. Então, ele revoga disposições do Código deTrânsito. Absurdo”, avalia o presidente da Comissão de Trânsito/OAB-SP, Maurício Januzzi.

Diante dos argumentos legais o autor da lei prefere os pessoais. “Se você for abordado por garupa de moto, com certeza absoluta você vai ficar apavorado. Já fui assaltado e não quero que os outros passem o que eu passei”, justifica Jooji Hato.

Outro argumento usado em defesa da lei é o aumento de mortes de motociclistas no trânsito de São Paulo. No entanto, os deputados não apresentaram nenhuma estatística associando os acidentes à presença de alguém na garupa. Para muitos motociclistas, a carona é uma questão de necessidade.

A estoquista Elenilda Lima Galvão acha a lei horrível. Ela pega carona com o esposo todos os dias.“Teria que passar umas duas horas de ônibus”, diz.

Mas o deputado anti-garupa já pensou nesse tipo de coisa e diz que bom esposo só pensa na segurança da mulher. “Acho que um esposo que está bem com a esposa jamais, peça. Se brigar, peça um desquite, um divórcio, mas jamais leve numa garupa de moto”, sugere o autor da lei.

Fonte: G1 - Jornal da Globo

Se preferir, assista à reportagem em vídeo direto da fonte.

Comentário:
Dessa vez fico meio que em cima do muro acerca deste assunto, pois por um lado, tem a questão da segurança, por outro, há o lance da liberdade de ir e vir das pessoas com seus veículos (desde que seja nos conformes).

Talvez haja outros meios de coibir a criminalidade sobre duas rodas, como por exemplo restringir o acesso aos veículos por qualquer pessoa, intensificar fiscalizações no trânsito, etc.
Sem contar que as estatísticas (já dizia o Chaves: "quem essa senhora?") de acidentes envolvendo motos comprova que os números são absurdamente altos.

E vocês, caros leitores? O que acham?


Ah... claro que a foto não faz parte da reportagem de origem. Mas que é real, isso é... Pelo menos eu acho... hehe.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Artista da DEVASSA!

Quem estiver precisando de manobrista profissional contrata esse "brodi".

Contribuição via Twitter de @TiciaQueiroz, e com direito à mensagem:
"Vai estacionar?!?! Chama esse artista aii... Enteeendee q é uma beleza..."

É... e pelo visto, o cara faz jus ao adesivo estampado em seu carro, e deve fazer a DEVASSA no trânsito mesmo. Depois dessa... não duvido.

Local: Não mencionado, mas pelo jeito é na Duque.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Respeito que é bom...

Lá estava eu na Doca com Bernal do Couto esperando o sinal fechar para atravessar. O sinal fechou, mas olha como tive que atravessar... Entre os ônibus e carros parados EM CIMA da faixa para pedestres.

Não me contive. Saquei meu celular na cara dura, e registrei essa falta de respeito que acontece todo dia e o dia todo nesse local.
Se perceberem na imagem, tem mais algumas pessoas atravessando apertadinhos entre os ônibus.
E se o ônibus que está atrás se distrai e desengata o carro? É presunto na certa!

O que acontece aí é que esse sinal da Doca com Bernal do Couto não tem sicronia alguma com os demais, pois o sinal de logo adiante (da Doca com Jerônimo Pimentel) fecha um bom tempo antes (algo em torno de 1 minuto antes), então os carros vão passando... passando... passando... e lotando aquele curto espaço entre um sinal e outro. Só que tem muito motorista energumeno que ao ver que está lotado, simplesmente ignora isso e vão ficando em cima da faixa e inclusive fechando a saída da Bernal do Couto, até que o sinal fecha. Pronto! A cagada está formada!

O correto aí, para minimizar a patifaria, seria o sinal da Bernal do Couto fechar ao mesmo tempo que o da Jerônimo Pimentel.

E ainda tem mais. Será que esses "belos" motoristas não percebem que não adianta andar esses metrinhos? Pois vão ficar parados do mesmo jeito. E o pior... em cima da faixa, ou em outras localidades, fechando os cruzamentos, quando o outro lado está lotado, contribuindo ainda mais com o caos que se instala no trânsito da cidade.
O que custa, nestas situações, ficar parado atrás da faixa mesmo com o sinal verde?

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mudança de sentidos

Ctbel lança mão da troca de sentidos - Elias Jardim adiantou que algumas vias devem ter seus sentidos modificados. Entre os projetos, está a alteração de sentido da rua Mariano, de único para dupla. 'Ela será dupla até uma determinada passagem e, em seguida, o condutor seguirá para a BR-316 pela rua Nossa Senhora das Graças', disse. 'A expectativa é reduzir de 60% a 70% dos veículos que acessam a Almirante Barroso pela (rua) Coração de Jesus', prevê o diretor.

A previsão é que os projetos sejam implantados até o final deste ano ou no início de 2012. Jardim disse ainda que está prevista a mudança para sentido único da rua dos Caripunas, que passará a ter o sentido da avenida Alcindo Cacela para a rua José Bonifácio. Outro projeto prevê a formação de um binário entre a rua Nova e a avenida Antônio Everdosa. 'Após o término da pista dupla, quando ocorre o estreitamento da via, a Antônio Everdosa será em único sentido e a rua Nova no sentido único oposto', explicou o diretor da CTBel. O terceiro projeto previsto para esse pacote seria a continuação da Pedro Álvares Cabral, no sentido único da avenida Visconde de Souza Franco (Doca). Ela faria binário com a rua Municipalidade, que também passará a ter sentido único para a rua Djalma Dutra, acabando de vez com a faixa dupla em uma mesma pista. Além disso, segundo Jardim, a Djalma Dutra deve passar a ter sentido único, que ainda será analisado. 'Os binários da (avenida) Lomas Valentina com a (travessa) Angustura e o da (travessa) Humaitá com a (travessa) do Chaco ainda precisam de um estudo mais aprofundado e só deve ser realizado no próximo ano', esclareceu o diretor Elias Jardim.

A diretora do Departamento de Análise de Projetos e Fiscalização da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Cristina Penna, disse que não existe em Belém uma zona com predominância de uso residencial. Ela explicou que se uma zona é habitacional não significa dizer que não possa ter um comércio, um serviço ou a abertura de uma via. 'O crescimento da cidade é norteado pelo Plano Diretor. A secretaria é executora dele. As faixas de domínio, a hierarquia das vias e as larguras estão previstas no plano e devem ser respeitados. O plano resguarda o crescimento', disse.

O Plano Diretor é a Lei Municipal nº 8.655, de 30 de julho de 2008. Ela organiza o crescimento e o funcionamento da cidade, com o intuito de garantir aos cidadãos um espaço adequado para morar, trabalhar e viver. A política de desenvolvimento municipal é definida por meio de melhoria das condições materiais e objetivas de vida na cidade e no campo, com diminuição da desigualdade social e garantia de sustentabilidade ambiental e econômica. Além disso, o desenvolvimento municipal abrange a expressão social, cultural e política do indivíduo e da coletividade.

Fonte: Jornal Amazônia

domingo, 20 de novembro de 2011

Cobrador praiano

O cobrador desse micro-ônibus clandestino deve ter morado a vida toda na praia e veio tentar a vida em Belém, ajudando o primo que comprou o veículo baratinho que veio de Guarulhos, até porque aqui não se leva a sério o transporte público, não havendo fiscalização suficiente e respeito a leis que regulamentem essa questão.

Observe a cadeira dele, daquelas de plástico mole que vendem nas lojas de R$ 1,99. E se houver um choque de frente com outro veículo? Aonde ele vai parar? Isso sem falar no passageiros...

Pelo fato de nossa capital não disponibilizar um transporte público digno, a população tem que se sujeitar a essas coisas: veículos velhos, mal equipados, sujos, amassados, fedorentos e várias irregularidades como placa de fora do estado e motoristas mal-educados que param onde bem entendem, atrapalhando ainda mais o trânsito caótico de Belém. As paradas perto do Castanheira e redondezas que o digam.

sábado, 19 de novembro de 2011

Trânsito caótico

Colisão envolvendo 52 carros deixa 3 mortos e 35 feridos na Alemanha. Acidente ocorreu na sexta-feira em rodovia no noroeste do país. Polícia investiga as causas do acidente próximo a cidade de Gronau.

E eu que pensei que não existisse trânsito mais cagótico caótico que o de Belém.


Fonte: G1

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Ctbel dando uma forra

Motos são recolhidas por estacionarem em local proibido

Uma ação durante esta quinta-feira (17) encerrou com o recolhimento de 15 motos de mototaxistas que fixaram pontos irregulares na Avenida Presidente Vargas, em Belém. Segundo a superintendente da CTBel (Companhia de Transportes de Belém) Ellen Margareth, os condutores foram avisados, na quarta-feira (16), que estavam em locais proibidos.

Ainda de acordo com a superintendente, os mototaxistas fizeram pontos em cima de calçadas da Presidente Vargas e de outras vias do centro comercial de Belém, e que foram avisados de que deveriam deixar o local. 'Hoje nós passamos por lá e vimos que estavam todos nos mesmos locais e iniciamos a remoção', explicou Ellen.

Das mais de 30 abordagens, 15 motos foram recolhidas, entre elas, cinco estavam com uma média de cinco multas de natureza gravíssima cada e um dos motoqueiros estava inabilitado.

Fonte: Redação Portal ORM

Claro que a charge não é originalmente da matéria. Só coloquei para dar um "up". Ah... um pouco de humor não faz mal a ninguém, né?
E pelo menos no desenho o passageiro tá de capacete...

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Land Rover Dercy Gonçalves Limited Series

O fabricante inglês dos veículos que "sobem pelas paredes e andam tranquilões pelas savanas da África" Land Rover acaba de lançar uma série especial chamada Dercy Gonçalves 101 Limited Series, em homenagem à humorista boca-suja evaporada morta ao 101 anos em julho de 2008. O veículo recebeu este nome porque desde a sua criação o seu design não muda e que coincide com a montagem o nascimento da própria Dercy, no início do século passado.

Claro que é brincadeira de mal gosto da minha parte com a Land Rover, mas o dono do Off-Road aí da foto está botando a boca no trombone para defender sua posição aos quatro ventos em relação ao Plebiscito do racha do Estado do Pará, que é o pesadelo de muita gente que vem se tornando realidade a cada dia (15/12/2011), e ainda tem muita gente que ainda não se decidiu. Mas certamente a maioria dos paraenses (ou não), já sabe o que quer e se expressa da forma que bem entende.

Land Rover Dercy Gonçalves 101 Limited Edition em todo seu explendor...

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Faroeste "caboco"?

Email enviado pela colaboradora Marilena Vasconcelos:


ERA SÓ O QUE FALTAVA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
GUARDA DE TRÂNSITRO ARMADO ATÉ OS DENTES PARA MAIS NOS AMEAÇAR !!!!!!!!!
POR ENQUANTO ELES NOS AMEAÇAM COM AQUELE MALDITO CADERNINHO DE MULTA QUE MATA SÓ DE RAIVA. ELES O PUXAM DOS BOLSOS COMO SE FOSSEM SACAR UMA ARMA. E COM QUE GOZO !!!
AGORA, BANDIDOS/MOTORISTAS, CUIDEM-SE: O GUARDA DE TRÂNSITO TERÁ O PODER DE MATAR QUEM REAGIR ÀS SUAS INJUSTIÇAS ÁVIDAS POR MUUUUITO $$$$$$$$$$$$$.
É MOLE ?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?



Comissão de Segurança debate porte de arma para fiscais de trânsito
Dia 07/11/11
Brasília - A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado discute hoje, ás 14h, a concessão de porte de arma aos fiscais de trânsito, prevista no Projeto de Lei 3624/08.
A audiência pública, sugerida pelos deputados Romero Rodrigues (PSDB-PB) e Alessandro Molon (PT-RJ), vai debater a proposta do ex-deputado Tadeu Filippelli, que altera o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03) e já provocou divergências na comissão.
Filippelli diz que o estatuto deixou os fiscais de trânsito desprotegidos: "A proibição para o porte de arma de fogo atingiu em cheio a categoria, cuja atividade envolve grandes riscos".
Foram convidados para a audiência a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, o policial civil e ex-deputado federal Laerte Bessa, o presidente da Associação Brasileira dos Departamentos de Trânsito (Abetran), George Marques, o representante da Rede Desarma Brasil Luiz Antônio Brenner Guimarães, além de um representante da Polícia Federal.
As informações são da Agência Câmara de Notícias


Desenho: Cid Pacheco

Frase manjada do dia: Quem viver, verá...

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Praça que pariu...

Depois do "táxi que pariu", agora é a vez da praça parir uns pontos de estacionamento indevido em fila dupla. Claro que a praça não tem vida própria, e quem dá vida à essas marmotas são os flanelinhas... com a vista grossa dos agentes da CTBel (vulgo guardolinhas, como "carinhosamente" denominamos).



Local da marmotagem: Rua Pombal, entre Jerônimo Pimentel e Senador Lemos. Praça Brasil.

sábado, 5 de novembro de 2011

Táxi que pariu...

Olha só um taxista "espertinho" querendo parir mais um pontinho de táxi. E o pior... Em local proibido. A imagem está um pouco longe, mas dá para enxergar uma das placas sinalizando a proibição.


Local da presepada: Em frente ao shopping situado na Av. Visconde de Souza Franco (Doca).

Obs.: Excluindo a cara de pau, achei uma bonita foto da Doca.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Olha como se estaciona...

Olha só o que o energumeno cara fez com o carro da Auto Escola. Será que foi um aprendiz ou o instrutor? Bem... seja lá quem for, quem deveria ensinar e dar o exemplo fez merda... e quem deveria aprender... deve ter sido reprovado no exame.



Ah... será que aquele taxista mais a frente fez o curso A curso na mesma Auto Escola?

Claro que essa imagem não poderia ficar sem uma "citaçãozinha".
"O professor é o espelho para seus alunos, quando sua imagem gera transparência do seu conhecimento, o reflexo é uma educação sadia e produtiva"

Imagem registrada por Neneto via Twitter.

O que vemos hoje em dia desses tipos de abusados pela cidade não é brincadeira. É carro mal estacionado em calçadas, faixas de pedestres, ciclovias, esquinas. Onde tiver um buraco, o metidão a esperto quer se enfiar (ei... no meu não).

E cansado desse tipo de coisa, olha o que fez o prefeito da cidade de Vilna, capital da Lituânia.



Se isso acontece em Belém... a cidade, talvez, iria virar o maior ferro-velho do Brasil.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Mais uma obra suspeita

Terça-feira, 01/11/2011, 07h05

PMB pedirá empréstimo de R$ 430 milhões ao BNDES

Foi aprovado ontem, em sessão ordinária da Câmara Municipal de Belém (CMB), um projeto que autoriza o prefeito de Belém Duciomar Costa a pedir um empréstimo de R$ 430 milhões. O valor, repassado pelo Banco Nacional de desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), será gasto, exclusivamente, com a construção de corredor de transporte coletivo nas vias Augusto Montenegro e Almirante Barroso.

A vontade em votar o projeto era tão grande que foi pedida inversão de pauta e, mesmo quando o tempo tinha se esgotado, foi solicitado um acréscimo de uma hora nas discussões. Os únicos três vereadores que se posicionaram contrários ao projeto foram Marquinho (PT), Carlos Augusto (DEM) e Ademir Andrade (PSB). Oito parlamentares saíram antes da votação.

Segundo Ademir, o empréstimo significa 1/3 do orçamento de Belém e comprometeria as contas municipais. “Aqui (no projeto) não diz prazo, forma de pagamento, juros, como a obra será realizada, nada. A casa não pode ser irresponsável em aprovar um empréstimo desses. O prefeito não informa nada a ninguém, nem respeita a Justiça”, criticou.

OBRAS

Já o democrata Carlos Augusto insistiu que as obras beneficiadas com o empréstimo seriam incompletas. Desde o dia em que o projeto do poder municipal entrou na CMB, ele pediu informações à gestão, mas nunca recebeu resposta. “Não entendo essa pressa de aprová-lo, nem por que o prefeito quis que ele fosse votado num momento em que está viajando. Isso será motivo de divergência entre os governos estadual e municipal”, disse.

Outro questionamento foi a falta de compromisso do prefeito em manter a casa informada sobre suas ações. “Aprovamos uma viagem do prefeito aos Estados Unidos para ele conseguir empréstimos para a avenida Estrada Nova e até hoje desconheço esse projeto. Por que ele não foi apresentado à CMB?”, perguntou Marquinho (PT). Para a oposição, o problema não está em aprovar um empréstimo, mas a ausência de detalhes em sua composição. “Acho que deveríamos ter tido mais tempo para discutir isso”, afirmou.

SITUAÇÃO

Segundo o líder do governo, Orlando Reis, as críticas são equivocadas e sem fundamento. “O projeto irá acabar com o problema histórico que é o congestionamento do trajeto Icoaraci – São Brás e não terá embates com a ação do governo do Estado. Uma coisa não elimina a outra, pelo contrário, as duas propostas podem ser adequadas. O que existe é uma falta de conhecimento por parte de alguns vereadores. O projeto está na CMB há meses e nunca foi consultado. Até o valor do empréstimo, que é de R$430 milhões, eles estão falando errado”, argumentou.

Os demais mantiveram um dicurso neutro, apontando o alto valor, mas também a capacidade da CMB em fiscalizar o andamento das obras. “Não somos marionetes. Temos o poder de acompanhar o processo. Infelizmente o que acontece é que sempre somos criticados. Se não aprovamos ficamos com obras paradas, se aprovamos somos errados”, desabafou o vereador Evaldo Rosa, o cobrador pregador.

Fonte: Diário do Pará

Comentário: Quando ouço falar em obra da Prefeitura para o trânsito de Belém, me dá até medo. Vide obra do Pórtico Metrópole do Dudu.
R$ 430 milhões, né? Ok ok...
Tem muita gente que vai tirar uma casquinha... ai ai... Esperamos, claro, que se VEJA o dinheiro empregado corretamente, sem desvios de orçamento e empresas fantasmas, como temos visto ultimamente não só em Belém, mas em todo o País.
E aí vai um pedido ao prefeito: por favor, não nos decepcione.