Barra de boas vindas e data

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Atenção: Caripunas com sentido único

Caripunas ganha sentido único para evitar acidente

Motoristas e pedestres devem prestar atenção à mudança no sentido da Rua dos Caripunas, da Avenida Alcindo Cacela até a Travessa Castelo Branco, no bairro da Cremação. O trecho que era de mão dupla agora passa a ter sentido único. A mudança iniciada ontem tem como objetivo garantir a fluidez e segurança no trânsito da área.

Na Rua dos Caripunas, o chão da via já está sinalizado indicando a mudança. Segundo a Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), agentes ficarão de plantão no trecho nos próximos dias para orientar os motoristas.

São quatro quarteirões com sentido único da Cremação para São Brás, incluindo os cruzamentos da Caripunas com a 9 de Janeiro, 3 de Maio, 14 de Abril e Castelo Branco. Em cada um deles, dois agentes de trânsito vão permanecer pelo período de cinco dias. “O número de acidentes que aconteciam nos cruzamentos é o principal motivo da mudança no sentido. São cruzamentos de pouco tráfego, por isso as pessoas acham que não precisam respeitar”, explica o agente de trânsito Trindade.

Segundo o agente, o problema maior é o cruzamento da Caripunas com a 9 de Janeiro. “Os motoristas que trafegavam pela Caripunas desrespeitavam a preferencial de quem vinha pela 9 de Janeiro. Isso provocou muitos acidentes, atingindo principalmente motociclistas. Agora o motorista terá que desviar o quarteirão pela Rua dos Pariquis. A prioridade no fluxo do trânsito é dos veículos, evitando acidentes”.

Para o administrador João Rufino Júnior, 48 anos, a mudança do sentido da Rua dos Caripunas melhorou, porque vai evitar acidentes. “Muitos ‘furavam’ o sinal de alerta nos cruzamentos e isso realmente provocava muitos acidentes. Agora vai melhorar, até porque ficou mais fácil a rota do caminho para a minha casa, pois moro na Conselheiro e não vai me atrapalhar. Ficou muito melhor!”, comemorou.

(Diário do Pará)

@TonyFerns13

3 comentários:

  1. Olá sou moradorada da Rua dos Caripunas. Devo dizer pra mim não melhorou muito :S
    Perdemos um ônibus que passava na nossa Rua, agora teremos que andar até a Conselheiro e/ou Mundurucus :s
    Imaginem de noite como vai ficou?!?

    E os acidentes que aconteciam, geralmente eram de carros que vinham no sentido da Nove de janeiro em que os carros da Caripunas(exatamente no sentido único que deixaram) faziam o avanço indevido.

    Estamos em Férias, logo temos menos carros passando, mas em breve veremos mesmo se melhorou a questão dos acidentes, pois creio eu que só faria efeito se ficasse na mão única justamente no sentido contrário (por exemplo: da 3 de Maio indo até a 9 de Janiero)

    Claro que devemos ver a coletividade, e tb respeitar os estudos de trânsito (se é q teve), mas que fosse tb levado em consideração os que mais usam a Via.

    ;)

    ResponderExcluir
  2. Cara leitora,

    Grato pelo seu comentário e contribuição.

    Acredito que o fato de ser mão única, não sei se influenciará tanto na redução de acidentes, pois quem vem da Caripunas continuará "furando" o sinal de alerta, independente se é sentido único ou não. Mas pode minimizar caso haja uma nova sinalização mais legível nos locais.

    E como foi citado, tem a questão da segurança dos pedestres quanto à criminalidade no local.

    Mas tudo isso só veremos se surtirá efeito ou não no dia a dia.

    ResponderExcluir
  3. errata dos dias de orientação, não são 5 dias, mas sim 15 obrigatórios. Ver site da CTbel

    ResponderExcluir

Seus comentários são bem vindos, mas, por favor, evite postar palavrões e demais palavras de baixo calão. Seja inteligente e direto. Grato.