Barra de boas vindas e data

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Calçada pra que te quero...

Eu não entendo o que um "motorista" desses tem na cabeça. Será que é "titica de galinha"?

Estacionado na calçada.
 Imagem enviada via Twitter por @AndreeCassia

Nas minhas postagens, a partir de agora, não irei mais apenas criticar, e sim tentar educar informando postando o artigo do CTB que o mané cidadão está infringindo. Beleza? É o mínimo que podemos fazer. Pois ainda tem gente que tem a cara de pau de dizer que não sabe. Acredita?

O Código de Trânsito Brasileiro prevê em seu artigo 181, VIII, a infração pelo estacionamento de veículo em calçada. Vamos lá.

Art.181. Estacionar o veículo: (...)
VIII - no PASSEIO ou sobre faixa destinada a pedestre, sobre ciclovia ou ciclofaixa, bem como nas ilhas, refúgios, ao lado ou sobre canteiros centrais, divisores de pista de rolamento, marcas de canalização, gramados ou jardim público:
Infração - grave;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - remoção do veículo.

E antes que alguém pergunte, a palavra calçada, conforme Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro, possui o significado de parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, NÃO DESTINADA À CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins.  Importante também ressaltar o significado da palavra passeio, definida como PARTE DA CALÇADA ou da pista de rolamento, neste último caso, separada por pintura ou elemento físico separador, livre de interferências, destinada à circulação exclusiva de pedestres e, excepcionalmente, de ciclistas. Portanto, os passeios devem ficar livres de obstáculos para a passagem dos pedestres e nas calçadas pode ser colocado mobiliário urbano, sinalização, etc.

Um comentário:

  1. motorista paraense: frequenta autoescola,faz exames diversos e ainda quer ser educado "ad-eternum"....enquanto crimes de trânsito não forem julgado como crimes contra a pessoa (homicidio),a situação não vai mudar.

    ResponderExcluir

Seus comentários são bem vindos, mas, por favor, evite postar palavrões e demais palavras de baixo calão. Seja inteligente e direto. Grato.