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segunda-feira, 4 de junho de 2012

Debate sobre rodízio de carros em Belém

Audiência pública debate implantação de rodízio de carros em Belém

Audiência está marcada para a próxima segunda-feira (4), às 15h.
Constantes engarrafamentos no trânsito da cidade motivam o debate.

Uma audiência pública para debater a possibilidade de implantação de um rodízio de veículos na capital paraense será realizada no próximo dia 4, às 15h, na Câmara Municipal de Belém (CMB). O objetivo do debate é buscar alternativas para desafogar o trânsito na cidade e apresentar uma lei que criaria o Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores em Belém, proposta elaborada por um vereador da CMB.

O referido projeto está na pauta para discussão e votação no plenário da Câmara Municipal de Belém. Mas o vereador quer que a proposição passe primeiro pela avaliação da comunidade, das autoridades e segmentos envolvidos no assunto para depois decidir, de acordo com o resultado do debate, se prosseguirá ou não na Casa.

Para isso, foram convidados para a audiência pública representantes da CTBel; Detran-Pará; Secretaria Estadual de Transporte; Comissão de Transporte da OAB-Pará; Promotoria de Justiça de Meio Ambiente e Urbanismo do Ministério Público do Estado do Pará; Universidade Federal do Pará; Universidade Estadual do Pará; Universidade da Amazônia e demais universidades e faculdades de Belém; Sindicatos de taxistas e mototaxistas de Belém; Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Rodoviários do Pará (Sttrepa); Sindicato das Empresas de Transporte de Belém (Setransbel); e comunidade em geral.

Fonte: G1 PA


Comentário:
Esse rodízio de carros existe há algum tempo em São Paulo, porém lá não funciona efetivamente, mas é mais por causa do volume de carros e habitantes, que nem se compara com Belém. E justamente por conta disso é que aqui pode até dar certo. Mas vale ressaltar que para isso a infraestrutura de transporte coletivo público tem que melhorar bastante.

Quem quiser saber mais de como funciona um rodízio de carros, acesse o link http://pessoas.hsw.uol.com.br/rodizio-veiculos.htm

4 comentários:

  1. Eu quero o meu bem passado, por favor!!!

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  2. Ahahahahahahahahahahahah !!!!!
    Não sei quem foi o autor da montagem, mas ficou muito hilário !!!
    O autor da postagem disse bem: aqui não há infraestrutura de transporte coletivo, como na capital paulista: metrôs, linhas de ônibus organizadas e por aí vai ... eu posso dizer isso com propriedade: morei lá por anos ...
    Tomem nota do que eu digo: isso aqui não vai dar certo, até que melhorem o transporte coletivo ...
    Poxa, prefeito(s): não dá pra ficar "copiando" coisas de outras cidades (vide o BRT Curitiba, ultrapassado aliás e o rodízio em S.Paulo capital). Cada cidade tem de fazer suas próprias adaptações conforme sua estrutura urbana, populacional e ... política (essa é a pior ...)

    abs !

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    1. Valeu, Flávio!
      Seu comentário tem bastante propriedade. Afinal, moraste em SP e sabe como funciona esta história de rodízio, e assino embaixo pois já fui 2 vezes por lá e vi de perto o que você vivenciou por anos.
      Continue nos visitando.
      Abraço!

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    2. Pois é ...
      Mesmo na capital de SP, o rodízio não foi lá estas coisas ... E lá ainda tem o problema do excesso de poluição ambiental, o que reforçou a redução da frota de veículos semanalmente com tal rodízio. Eu saía da estação do metrô, por exemplo, e entrava na estação de ônibus, que era interligada. Era rápido e eficaz, apesar de cheeeeeio !
      Como eu disse, cada capital tem que ter seu próprio sistema, com adaptações próprias ...
      Disponham sempre ! O que eu puder contribuir e ser útil, ficarei satisfeito !

      Abraço !

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