Barra de boas vindas e data

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Autoescolas deverão ter simuladores a partir de 2013

O equipamento vai permitir que o motorista vivencie situações similares às que ocorrem em vias públicas.

 A partir do ano que vem, as autoescolas do país serão obrigadas a ter simuladores de direção. Os alunos aspirantes à habilitação categoria A (carros e motos) terão de fazer duas horas e meia de aula nesse equipamento. Segundo o Contran, o número mínimo de aulas práticas (20 horas) não será alterado.

A obrigatoriedade de uso desse equipamento consta da Resolução 358 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 19 de agosto de 2010. A decisão foi regulamentada na reunião do Contran no dia 31 de outubro.

De acordo com o Ministério das Cidades, o objetivo é contribuir para a melhor formação dos motoristas e diminuir os acidentes de trânsito. De acordo com o ministério, estudos mostram que o equipamento desenvolve as habilidades sensoriais e motoras do motorista e ajuda no conhecimento teórico das regras de trânsito e autocontrole emocional.

Estudos feitos pelo governo dos EUA comprovaram que o uso de simulações podem reduzir pela metade o número de acidentes nos 24 meses após a retirada da carteira de motorista.

O simulador vai permitir que o motorista treine os controles do veículo e vivencie situações similares às que ocorrem em vias públicas, antes das aulas práticas de volante.

O problema é que cada simulador, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina, custa, em média, o preço de um carro popular.

Em Alagoas, por exemplo, a maioria das autoescolas não tem dinheiro para adquirir o equipamento. Por enquanto, existe apenas um fabricante no Brasil homologado pelo Denatran, o que significa oligopólio.

A aflição dos CFCs é nacional, e eles avisam que terão que aumentar o valor do curso das autoescolas para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Fonte: fragmentos do Diário de S.Paulo e Jornal Correio do Povo de Alagoas

Disponibilizamos aqui um link para quem quiser baixar o simulador e testar em casa.

Se você está se preparando para tirar a CNH, este novo programa vai lhe ajudar muito. É um simulador do Detran para o exame de direção. Ele é muito parecido com os jogos de computador mas simulando o transito real, você terá de obedecer os sinais de trânsito lembrando-se da direção defensiva. Ótimo para quem está aprendendo a dirigir e procura um simulado de direção para treinar e economizar nas aulas.

Este treino lhe auxiliará a ficar mais atento à sinalização nas ruas. Você terá de observar todas as placas, os semáforos e as sinalizações pintadas no asfalto das vias e claro, terá de respeitá-las. Isto é realmente muito útil a todas as pessoas que querem tirar sua carteira de motorista.

Baixe AQUI.

Fonte: Baixaki Download

Dilma Rouseff testou o Simulador de Direção, no estande do Ministério das Cidades (MCidades), durante o 27º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Após o teste, a presidenta afirmou que foi uma sensação interessante ter passado por todas as fases do simulador, sem cometer nenhum erro grave. Ela deixou apenas de ligar a seta para mudar de faixa e não pisou inicialmente na embreagem para o carro andar. Em discurso, na abertura oficial do salão, Dilma Rousseff também destacou que "é necessário evitar que pessoas sejam condenadas a perder a vida por conta de um acidente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são bem vindos, mas, por favor, evite postar palavrões e demais palavras de baixo calão. Seja inteligente e direto. Grato.