Barra de boas vindas e data

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Detran e SeMOB assinam convênio de cooperação mútua

Recentemente postamos que, a então Amub e Demutran's não podiam multar e eis que deixaram uma matéria na área de comentários sobre esta assunto que achei interessante e importante em transformar em postagem. Enfim, temos que ser imparciais e mostrar ambos os lados. Se for possível, esperamos que seja para o bem da trafegabilidade de todos. 

Agora se a Lei realmente permite, isso é uma outra história...


Na tarde da última segunda-feira, 14, foi assinado convênio de cooperação entre o Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB). A partir desta data, Estado e Município passam ter as mesmas funções no que diz respeito aos artigos 22 e 24 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata das competências cabíveis aos órgãos de trânsito estadual e municipal, respectivamente. Até então, competia ao Detran as autuações ligadas ao condutor e ao veículo, como por exemplo, dirigir motocicleta sem capacete, com a placa encoberta ou licenciamento vencido. No caso da SeMOB, competia fiscalizar e autuar infrações do tipo avanço de sinal, estacionamento em local proibido. Desta forma, as ações dos agentes das instituições serão oficialmente unificadas e ampliadas.
A assinatura do convênio do tem como foco principal a preservação da vida. O município de Belém foi o primeiro. Mas acredito que essa iniciativa não tem volta. Estamos tratando da preservação de vidas, que deve ser uma atribuição de todos, governos e sociedade, ponderou Agostinho Soares, diretor geral do Detran. É um ato memorável em defesa da vida, é a união de forças em prol da segurança no trânsito da nossa cidade, disse Maisa Tobias, superintendente SeMOB.
Desta forma, as duas instituições terão que exercer as mesmas competências, com o objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito. A oficialização da parceria também prevê uma capacitação para que os agentes se preparem para executar o trabalho de acordo com a nova configuração.
Esta união entre os dois órgãos de trânsito trará outros benefícios à população. O Detran terá um posto na sede da SeMOB, localizada na avenida Júlio César, para serviços como vistoria e licenciamento. A SeMOB passa a colaborar também no Serviço de Levantamento de Acidentes de Trânsito (Selatran). O convênio não prevê repasses de recursos. No caso dos processos, a tramitação ocorrerá no âmbito de quem autuou, incluindo pagamento, recurso, defesa prévia, guincho, e outros.
Presentes na cerimônia de assinatura do convênio, além dos diretores do Detran e SeMOb, o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Luiz Fernandes Rocha, prefeito Zenaldo Coutinho e o delegado-geral, Rilmar Firmino.

Texto: ASDECOM/DETRAN/PA

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Pedestre revoltado!

Segue email e fotos de um flagrante diário que o leitor do nosso blog D. Sampaio, nos enviou, mostrando que as pessoas se acham donas de determinados lugares só porque tem certas posses, neste caso, usando para tomar posse do que deveria ser posse de outrem.
Boa tarde, meu Caro.
Envio estas fotos para serem publicadas, por se tratar de uma pessoa que costumeiramente deixa o mesmo veículo quase todos os dias nessa mesma posição, desrespeitando e forçando os pedestres (inclusive eu) a terem de caminhar no leito da pista de rolamento e sujeitos a serem atropelados.
Fica no Prédio Regente Park, localizado na Roberto Camelier entre Pariquis e Mundurucus. Outro dia fui reclamar para o porteiro do prédio aonde supostamente mora o infrator e quase apanhei do sujeito de tão ignorante.
Nós pedestres, ficaremos gratos pela publicação, já que não temos quem interceda por nós.
Até.
D. Sampaio.


O pior de tudo é que se você for tentar (veja bem, tentar), argumentar com um cidadão desses ainda corre o risco de ser atropelado ou pegar um tiro!

Fica aí o registro!

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Corolla com deficiência visual

Já vi muito pedestre com deficiência visual utilizando as 'calçadas-guia' espalhadas pela cidade. Mas um Corolla com tal deficiência... é a primeira vez.

Flagrante de Heron Martins e postada via Twitter.
Não sei quem possui mais deficiência. Se é o pedestre que utiliza a calçada, ou o 'colega' que faz uma coisa dessas.

Além de estacionar na calçada, ainda o faz em cima da guia utilizada por deficiente visuais para facilitar sua locomoção, que já é difícil, e ainda encontra uma barreira dessas. Fica difícil, né?

Vai uma bengala aí, fera?


Local da aberração: D. Romualdo com A. Barreto.